sexta-feira, 15 de outubro de 2010

Feliz Dia do Professor

Ao professor,                                     

            Professor não sofre. E quando sofre, é por amor. Um amor não correspondido, às vezes. Não é o quanto ele recebe no final do mês que lhe causa desânimo. Receber é um verbo que, para o professor, vai muito além do significado trivial.
            Professor é sujeito que deseja receber um sorriso agradecido. É predicado que deseja receber sujeitos dispostos a ouvi-lo com consideração.
            Se fosse para comparar o professor a alguma operação matemática, eu diria que professor é uma divisão. Ele divide suas horas, suas satisfações, e também suas angústias. Divide seu conhecimento, partilha sua opinião.  
            Professor é aquele que engravida seus alunos de idéias, e realiza os partos. É aquele que também cede a terra fértil de seu saber aos seus discípulos, permitindo que ela seja semeada indistintamente pelo saber de todos ao seu redor.
            Professor é aquele ser franciscano, que dá para receber, que compreende para ser compreendido. É aquele que nunca deixará de enxergar seus discípulos de maneira utópica. A esperança de um futuro grandioso, para cada um daqueles pequenos diante de si, é o motor primário que o move diariamente; que o faz levantar-se bem cedo, mesmo que a noite anterior tenha sido a mais longa e exaustiva de todas. Mesmo que o dia que precedeu esta manhã tenha lhe conferido algum ressentimento, ofensa, por parte daquele que ele mais deposita fé.
            Professor é aquele que educa e tem discípulos, e não somente ensina e tem alunos. É o homem aristotélico que conduz os seus peripatéticos. Se o caminho é o certo, ou o errado, ele não sabe, apenas supõe. Mas ele não foge de suas convicções, mesmo que o mundo à sua volta proteste contra os seus atos.
            Professor é aquele que entrega a semente na mão do aluno, e o explica a melhor maneira de plantá-la. Ele saberá, pelo gosto da maçã que receberá em sua mesa, se o fruto foi colhido com sucesso, ou não.
            Professor de verdade é aquele que sofre, e sofre com consciência. É aquele que sofre e sorri diante do espelho. E o espelho é o olhar de cada discípulo seu. Um dia ele já foi um deles, e talvez ainda o seja. Professor é um discípulo que apenas cresceu.
           
                                                       Feliz dia do professor!

                                                                                União dos Jovens Trajanenses  



(Escrita pelo Diretor de Cultura Lohan Lage Pignone)

Um comentário: