quarta-feira, 29 de abril de 2009

Projeto Cidadania, Ação. Um Momento de Integração

Por que fazer?
Vivemos em sociedade e conseqüentemente, em constante transformação. Há 200 anos, quando a Família Real Portuguesa chegou ao Brasil, as condições de sobrevivência, higiene e saneamento eram bastante precárias, os braços negros dos escravos tocavam a grande maioria dos nossos serviços, e os apadrinhamentos eram prática comum. Muitas transformações ocorreram. Em 2008, na era da tecnologia, comemoramos o bicentenário da vinda da Família Real em meio a uma quantidade e uma qualidade das informações que multiplicam-se de forma espantosa, levando cada vez mais à capacitação constante de profissionais comprometidos as transformações para uma melhor qualidade de vida em suas cidades.
Observando as realizações da Educação nos últimos anos no município de Trajano de Moraes, visualizamos no incentivo à juventude uma oportunidade de crescimento da nossa sociedade, formando e ampliando o conceito da busca por estudos continuados, como meio de melhoria nas suas condições de vida e como forma de alinhamento constante com as inovações inseridas no mercado de trabalho.
É hora de comemorar, junto com as transformações ocorridas desde a chegada da Família Real, também as transformações e realizações que a Educação de Trajano de Moraes vêm alcançando com a sua juventude.

O que pretendemos?
O nosso projeto tem o intuito de criar na comunidade escolar uma data específica onde os alunos de mais destaque nas escolas Estaduais e Municipais de Trajano de Moraes, possam demonstrar seus conhecimentos, respondendo questões referentes aos conteúdos trabalhados nas escolas, sendo premiados e recebendo incentivo para a continuidade de seus estudos.

O que prevê o regulamento?
O projeto tem como público alvo alunos das escolas Municipais e Estaduais do município de Trajano de Moraes.
As equipes serão formadas por cinco alunos do 2°. Segmento do Ensino Fundamental, um de cada ano (independentemente do número de turmas por ano de escolaridade), e o 5°. participante, poderá ser escolhido em qualquer ano.
Os critérios de seleção dos alunos que formarão as equipes ficarão a cargo das escolas participantes.
As equipes participarão em três momentos: tarefa de arrecadação de gêneros alimentícios; tarefa de apresentação de número artístico; prova objetiva contendo 50 (cinqüenta) questões. As duas primeiras tarefas – arrecadação de gêneros alimentícios e apresentação de números artísticos – serão desenvolvidas no palanque montado na Praça Nilo Peçanha e as provas específicas serão realizadas no Colégio Estadual Maria Marina Pinto Silva.
1° momento: Tarefa de arrecadação de gêneros alimentícios que valerá como confirmação de inscrição das equipes participantes. (arroz, feijão, macarrão – 10 kg de cada gênero); (óleo, açúcar, fubá, canjiquinha – 05 Kg de cada gênero alimentício). Os alimentos serão doados a entidades do município.
2° momento: Apresentação de número artístico (dança, teatro ou música) como tarefa obrigatória, com tempo máximo de 10 minutos por escola. (máximo de 10 alunos por equipe).
IMPORTANTE - As tarefas de arrecadação de gêneros alimentícios e apresentação de número artístico, apesar de obrigatórias, não somarão pontos para a apuração dos resultados finais. Em caso de não arrecadação de gêneros alimentícios, a equipe estará automaticamente eliminada da competição; a não apresentação do número artístico acarretará em perda de 05 pontos à equipe.
3° momento: Os alunos responderão questões das seguintes disciplinas: Língua Portuguesa, Matemática, História, Geografia, Ciências e Inglês, (07 questões por disciplina) e questões referentes à cultura geral a acontecimentos na atualidade (07 questões de conhecimentos gerais; 01 questão de desempate).
IMPORTANTE - Em caso de empate entre as equipes participantes serão levados em consideração os seguintes critérios: 1°) observação do acerto da questão de desempate; 2°) menor soma das idades dos alunos das equipes; 3°) menor tempo de entrega das provas.
A elaboração e correção das questões, bem como a apuração dos resultados, serão realizadas por professores convidados pela comissão organizadora do evento.
No coquetel de lançamento do evento, os representantes das escolas participantes assinarão o termo de adesão, concordando com as regras estipuladas pela organização, e receberão a ficha de inscrição.
Os casos omissos serão resolvidos pela comissão organizadora do evento.

Quando realizaremos?
DD/MM/AAAA Coquetel de lançamento
DD/MM/AAAA a DD/MM/AAAA Processo de seleção das equipes
DD/MM/AAAA Entrega das fichas de inscrição
DD/MM/AAAA REALIZAÇÃO DO EVENTO
* estas datas poderão, se necessário, ser alterada pela organização do evento.

Quem somos?
O projeto foi desenvolvido pelo Grêmio Estudantil Zilda Botelho de Oliveira – Gestão Eh Neh!? 2007/2008 – do Colégio Estadual Maria Marina Pinto Silva, no intuito de estimular os alunos do 2° Segmento do Ensino Fundamental da escolas estaduais do município de Trajano de Moraes, a participarem cada vez mais do processo de aquisição e compartilhamento de vivências, a fim de ampliar os conceitos de cidadania, liberdade de expressão, convívio social e estudos continuados.
Participaram da criação do projeto:
Elaboração: Professor Luis Otavio de Almeida Lemgruber, diretor da Escola Estadual Monclar Gomes Filho e Professor de História do Colégio Estadual Maria Marina Pinto Silva
Grafismos: Rafaela Almeida Norberto
Consultoria Jurídica: Dr. Ernane Pereira de Souza – OAB – RJ 146232
Criação do nome do evento: Professor Sebastião Carlos Neves Almeida, lotado no CIEP 279, Professora Guiomar Gonçalves Neves
Consultoria Pedagógica: Mestre Gérson Tavares do Carmo

Parcerias:
Prefeitura Municipal de Trajano de Moraes, Secretária Municipal de Educação, escolas Municipais e Estaduais e comércio local.

Nenhum comentário:

Postar um comentário