quarta-feira, 29 de abril de 2009

Projeto Concurso de Redação Nota 10

A cada ano que passa, a prova do ENEM (Exame Nacional do Ensino Médio) vem ganhando uma importância enorme no cenário educacional brasileiro. Neste ano, além dos benefícios já conhecidos, o ENEM disponibilizara vagas para algumas universidades federais, substituindo o tão temido vestibular.
Diante dessa novidade, a UJT (União dos Jovens Trajanenses) desenvolveu o projeto “Redação Nota 10”, que visa, além de mobilizar a educação da cidade, promover o exercício da redação entre os alunos do Ensino Médio das escolas municipais e estaduais de Trajano de Moraes.
Escrever uma redação bem elaborada, repleta de criatividade e, claro, obedecendo os parâmetros dos critérios de avaliação na prova do ENEM, significa garantir metade da pontuação. Além do ENEM, existem outras situações que exigem do estudante uma boa prática na escrita. Atualmente, a escrita tem sido fator primordial em diversas áreas de recrutamento. Uma boa utilização vocabular e a posse de um grande leque de informações e assuntos são peças-chave para esta tarefa são imprescindíveis. Nunca se sabe com antecedência o tema proposto pela organização da prova. Logo, é aconselhável a freqüente leitura de livros, jornais, revistas, textos de conteúdo informativo pela Internet.
O concurso, que tem como público alvo alunos do Ensino Médio das escolas Municipais e Estaduais do município de Trajano de Moraes, será dividido em três fases:
1° fase: Inscrição das escolas. Haverá uma tarefa de arrecadação de brinquedos pela escola que valerá como confirmação de inscrição dos alunos participantes. Serão 10 brinquedos por aluno inscrito. Esses brinquedos serão posteriormente repassados as crianças carentes de nosso município.
No lançamento do projeto, que será realizado no dia DD/MM/AAA, os representantes das escolas participantes assinarão o termo de adesão, concordando com as regras estipuladas pela organização, e receberão a ficha de inscrição. Essa ficha deverá ser entregue para a organização do evento até o dia DD/MM/AAA.
2° fase: Escolha dos alunos. Cada escola deverá inscrever um aluno de cada série do Ensino Médio. A escolha desses alunos deverá ser feita pela escola, em uma competição interna realizada pelos professores de português da escola. A escola, que será a responsável pela seleção de seus alunos para a próxima fase, terá arbitrariedade na escolha do tema. O tempo para realização dessa fase compreende o período entre o lançamento do projeto até a data para a entrega das fichas de inscrição.
3° fase: Final. Os alunos terão de fazer uma redação dissertativo-argumentativa com tema definido pela organização do evento. As mesmas serão avaliadas por cinco julgadores, também escolhidos pela organização do evento, onde será vencedor o aluno que obtiver a maior média somando-se as notas dos julgadores.
Nesta fase, os finalistas serão reunidos para realizar a redação final que será avaliada. Ocorrerá no dia DD/MM/AAA, na Escola (a definir) e só neste dia os alunos receberão o tema, evitando assim a possível prévia de planejamento a respeito do desenvolvimento da redação, bem como o auxilio de outrem. Serão concedidas duas horas de duração para a elaboração das redações na fase final da competição. Os alunos estarão sob supervisão de fiscais da UJT e poderão ser acompanhados por um professor responsável. É importante ressaltar que nesta fase não haverá nenhum tipo de consulta. Em caso de empate entre os participantes será levado em consideração os seguintes critérios: 1º critério - Maior nota no quesito Estruturação Textual; 2º critério - Maior nota no quesito Proposta de Solução; 3º critério - Maior nota no quesito Compreensão do Tema; 4º critério - Maior nota no quesito Coesão e Coerência; 5º critério - Maior nota no quesito Domínio da Língua Culta.
Neste concurso, assim como na prova do ENEM, a elaboração do texto deverá ser no formato dissertativo-argumentativo, conforme já foi citado anteriormente. Os assuntos costumam abordar temáticas sociais, culturais, políticas ou ambientais. De acordo com a tipologia textual estabelecida, a argumentação é obrigatória, sendo esta feita de maneira coerente. É recomendável o uso de exemplos reais para a comprovação do fato argumentado. O texto deve ter, no mínimo, 15 linhas e, no máximo, 30 linhas. Deve ser legível, caso contrário, será automaticamente eliminado pela comissão julgadora.
Após receber as notas da Comissão Julgadora, a UJT realizará, no dia DD/MM/AAAA, na Escola (a definir) a festa de premiação dos vencedores.
Vale lembrar que a competição visa enriquecer a prática da redação, e não estabelecer rivalidades entre os participantes. Além disso, todos os participantes receberão Certificado de Participação e haverá premiação individual para os primeiros colocados.
A redação proposta será avaliada dentro de cinco competências:
-Domínio da língua culta (Consiste na riqueza vocabular e aplicação gramatical correta, como nos casos de concordância verbal, pontuação, acentuação, etc.);
-Compreensão do tema (Consiste no desenvolvimento linear do texto, sem que haja uma fuga do que compete ao tema proposto);
-Estruturação textual (Consiste na boa colocação dos parágrafos, subdivididos em três momentos textuais: Introdução, Desenvolvimento ou Argumentação, e Conclusão. Verificarão-se-á também a colocação concisa dos tópicos frasais dentro dos parágrafos e o contexto);
-Coesão e Coerência (Consiste no sentido estabelecido no texto, sem que haja uma mistura nos assuntos abordados. Consiste também na ausência de termos repetitivos, entre outros erros gramaticais que podem comprometer a coerência textual e nos elementos coesivos que permitem uma perfeita conexão entre os parágrafos);
-Proposta de solução (Consiste na avaliação critica da solução, que estará presente ou não no desfecho do texto);
Esperamos a dedicação de todos os alunos e professores envolvidos no projeto, para que assim, haja um vasto aproveitamento desse teste que possibilitará muitas recompensas futuras.
União dos Jovens Trajanenses

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